sexta-feira, 23 de abril de 2010

PHP para Leigos

Navegando pela internet descobri uma coisa muito complicada, a dificuldade de encontrar as informações mais básicas. Reparei  que faltam tutoriais voltados para o público leigo, e também que quando as pessoas ingressam no mundo da WEB elas tem que pastar bastante até chegar a uma auto-suficiência, pois muitos dos tutos que encontramos é voltado para o público que já está ingressado ou que tem algum conhecimento básico, mas é dificil achar algo para alguem que é totalmente inexperiente.


Pensando nisso e em resposta a uma solicitação que recebi, irei criar aqui um tutorial para conexão de PHP e MySQL, sei que talvez se ache isso em alguns fóruns, mas tentarei explicar nesse tuto toda a base que você provavelmente teria em um curso.

Mão na massa

Você meu caro amigo que pensa, "poxa vida eu quero ter um site" ou "caramba queria saber fazer um site, para ganhar uma graninha extra". Seus problemas acabaram, irei explicar passo a passo a criação e configuração de um pequeno sistema em PHP.

Para começar precisamos entender que o PHP - Preprocessed Hypertext Pages ou Páginas Hipertexto pré-processadas, trata-se do mesmo conceito de outras linguagens WEB, como ASP, RUBY, etc. ela se caracteriza por ser Server-Side e não Client-side.

OPA AGORA FUD$#& de VEZ

Calma, não desista, rsrs.

Server-Side - tudo que acontece no servidor, ou seja do computador que disponibiliza o site
Client-Site - tudo que acontece na máquina cliente, ou seja de quem acessa o site

Basicamente é isso, quando clicamos em um link ou botão, o nosso computador envia uma solicitação para o servidor e essa solicitação se baseia nas variaveis que ele envia, por exemplo: Eu clico em um botão de um formulário que tem como função apagar um post do meu blog, esse botão esta configurado para chamar uma página em PHP que tem a função de apagar posts e ao clicar ele "diz" a essa página que post você quer apagar e ela faz o resto, lembre-se, toda a logica contida aqui se replica para qualquer linguagem de programação server-side, (procure mais sobre server-side e client-side no google).

E ao mesmo tempo o servidor envia de volta os valores processados prontos para serem interpretados pelo nosso navegador, isso é importante ressaltar, o navagador ou browser não interpreta linguagens dinâmicas como PHP ou ASP, ele entende basicamente HTML e outras linguagens client-side, então quando geramos qualquer função no PHP ele retorna para o Browser apenas HTML, ou até mesmo JavaScript, XML, CSS, etc. nada de PHP sai do servidor.

Ai você me pergunta:
Eu vou ter que contratar um servidor para estudar PHP?
E eu respondo:
Claro que não meu caro amigo, para isso muita gente inteligente pensou em simplificar a vida de usuários e criaram o EasyPHP.

Easy PHP

Explicando, o EasyPHP é uma aplicativo que reúne várias ferramentas responsáveis por rodar o PHP e tudo mais que você precisar para começar a brincar, ele reúne em sua composição:

APACHE - Software responsável por rodar as páginas PHP
MySQL - Banco de dados
PHPMyAdmin - Software feito totalmente em PHP, que tem como função gerenciar o banco de dados MySQL de forma totalmente visual e sem grilo.

Além disso ele monta toda uma estrutura de pastas prontas para fazer com que seu computador sirva os sites, de forma interna é claro.

Inclusive usando o EasyPHP você poderá servir um site numa rede local, podendo assim criar um sistema de gerenciamento para uma empresa, como: Cadastro de Clientes, Estoque, Fornecedores, etc.

Instalando e Configurando o EasyPHP

Baixe ele nesse link aqui http://www.easyphp.org/ ele está na versão 6.0, porém e aconselhável baixar a 5.3.2 para que tudo que explicarmos aqui funcione com vocês.

Não tem segredo a instalação, porém depois de instalado e possivel que uma pequena configuração seja necessária, tentaremos abrir o EasyPHP e veremos se ele gera conexão com o APACHE e o MySQL, mas as vezes ele pode não gerar a conexão com o APACHE devido o fato dele estar operando na mesma porta HTTP, isso gera conflito. Se isso acontecer você deverá seguir os passos abaixo senão pule eles e continuem.

Passos para configuração da porta 80 do APACHE
  1. Abra o EasyPHP e você verá dois sinais (semáforos) que indicam se os serviços estão rodando corretamente, se por acaso o Apache estiver parado (sinal vermelho) você deverá configurá-lo
  2. Clique com o botão direito no Ícone do EasyPHP na barra próxima ao relógio
  3. Clique em configuração e depois Apache, abrirá então um Bloco de notas
  4. Procure as seguintes linhas:
    #Listen 12.34.56.78:80
    Listen 127.0.0.1:80
  5. E troque 80 por 85
  6. Salve e volte para o EasyPHP
  7. Clique no botão Apache e depois Iniciar.
  8. Pronto o Apache está operando.

Testando a conexão

Abra o seu Browser e acesse localhost ou 127.0.0.1, (se você corrigiu o erro com o EasyPHP você deve entrar localhost:85 ou 127.0.0.1:85)

Você verá uma página do EasyPHP porém não haverão arquivos para visualizar pois não há sites lá, só para testar o EasyPHP iremos fazer uma página simples em PHP e coloca-la dentro do diretório ele em C:\Arquivos de programas\EasyPHP-5.3.2\www, não coloque o arquivo solto ele deverá em uma pasta chamada "SITEPHP", sem as aspas.

Código fonte: copie e cole no Bloco de Notas e salve como index.php (para quem não sabe index sempre é o nome da página que será aberta primeiro ao entrar em um site).
<?php
$nome = "Adriano Moura";

$envia = "$nome e um &oacute;timo web master";

echo $envia
?>

Troque Adriano Moura pelo seu nome.

Agora volte para localhost:85 ou localhost e você verá agora uma pasta chamada SITEPHP, que foi a que criamos dentro de WWW, clique nela e se vanglorie um pouco.


Sempre os sites colocados dentro da pasta C:\Arquivos de programas\EasyPHP-5.3.2\www deverão estar em pastas sem espaços, sem acentos, sem caracteres especiais, pois se trata de WEB.

Caramba digitei muito, mas não se preucupem em breve lanço a continuação do tutorial e criaremos nosso primeiro sistema, e eu explicarei corretamente o que rola nesse código acima




5 comentários:

Anônimo disse...

Adriano, cara! De um número de vozes que ocupa várias casas de milhar ouve-se, de um lado, um suspiro curto, envergonhado e por isso disfarçado de alívio; do outro lado ouve-se o estampido seco e surdo das cabeças ignorantes que jogam contra o matelo. Obrigadaço! HTML não me é mais obstáculo; porém, a vaca vai além...

Problemas com - interpretação de - textos, gramáticas, inglês, português, italiano, espanhol, francês? Fale comigo. Mas espero, quase desesperado, a continuação de seu PHP 'TUTO' = simpático o termo.

Você tem razão quando à pouquidão de clareza dos textos relacionados à programação; a exposição dos tópicos é intruncada e incompleta. A Madre Tereza que se dedicar a esse público imenso de semi infoanalfabetos terá, no mínimo, igual número de seguidores. hehehe
Eduardo - profeduardominella@yahoo.it

Eduardo Minella disse...

Gostaria ainda de te de convidar a conhecer o site que estou criando, do zero, com muitas dificuldades, é claro, mas creio valerá a pena; estou me batendo com scripts de acesso e coisas tais; contudo, dentro de poucos dias estará 'no ar'. Valeu!

www.raciociniosmultiplos.com.br

raciociniosmultiplos@raciociniosmultiplos.com.br

Adriano Moura disse...

Fico feliz em ter uma galera interessada, assim fico totalmente motivado a continuar o tópico.

Esperem que eu breve faço um novo tuto, e iremos começar com Banco de Dados

Adriano Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
The Scientist's Starfish disse...

Muito obrigada. Parabéns pela iniciativa!